MALTÊS

MALTÊS

Maltês – O vistoso pelo longo e brilhante é uma das características que faz do Maltês uma raça muito atrativa. É inteligente e afetuoso com o dono, alegre, expressivo, qualidades que fazem dele um maravilhoso cão de companhia.

A raça Maltês foi conhecida por uma grande variedade de nomes ao longo da história. Desde épocas antigas, a raça já foi chamada em Latim de Canis Malitaeus, além de nomes como Antigo Cão de Malta e até de Cão Leão Maltês. Um cachorro com a aparência do atual Maltês foi inúmeras vezes descrito por diversos autores, desde a época de Aristóteles, considerado o primeiro a mencionar um cão chamado Melitaei Catelli, em torno de 370 AC. A evidência mais antiga, porém, foi registrada em uma ânfora grega, encontrada na cidade etrusca de Vulci, onde um cachorro com as características do Maltês é retratado junto a palavra Malitaie.

Acredita-se que, a partir do século 17, houve a tentativa por parte dos criadores da época de tornar a raça ainda menor. Com número muito reduzido de exemplares existentes na época, esses cães teriam sido cruzados com outra raças de pequeno porte, como poodles e pequenos spaniels. De acordo com esta teoria, no início do século 19 havia pelo menos nove variedades diferentes da raça de cachorro Maltês. Cães de cores sólidas e particolores eram aceitos até 1913 nas exposições inglesas e somente na metade do século 20 a obrigatoriedade da cor branca foi instituída. O Maltês foi reconhecido internacionalmente em 1954, tendo sido estabelecida a Itália como país patrono da raça.

Temperamento da raça Maltês
Este cachorro mostra-se muito inteligente, de caráter vivaz e bastante apegado ao dono. Figura entre os cães de companhia preferidos, tanto pelo temperamento afetuoso quanto pela brancura e vistosidade da rica pelagem. É extremamente alegre, brincalhão, ativo e cheio de energia.

Descrição e Aparência da raça Maltês
A conformação geral do Maltês é a de um cão pequeno em relação à sua forma. É um cachorro elegante, com cabeça, calda, membros cobertos de pelo sedoso, todo branco, muito brilhante e longo. A cabeça do maltês é larga, com focinho retilínio, apresentando um sulco bem marcado na parte central, um stop bem marcado, e trufa de formato arrendondando, absolutamente preta. Os olhos do Maltês expressam vivacidade e inteligência, são grandes e apresentam forma arredondada. As orelhas tendem a ser triangulares, largas, de inserção alta, pendentes, caídas rentes as laterais da cabeça. São totalmente cobertas de pelos longos, espessos, não ondulados, que chegam, pelo menos à ponta dos ombros. A cauda do Maltês é inserida ao nível da garupa, espessa na raiz e mais fina na ponta.

O cachorro Maltês apresenta pelagem densa, clara, brilhante, pesada, muito longa sobre todo o corpo e de textura sedosa, sem presença de sub pelo. O comprimento médio do pelo é de 22 cm. O Maltês é um cão de porte pequeno.

Deixe uma resposta